Entre em contato conosco e saiba como adquirir jogos e atividades exclusivos e com a sua marca. Inovar, esse é o caminho para ter sucesso sempre.

vendas@mapforfun.com.br
map_for_fun@yahoo.com.br




terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Férias, e agora?

Hi, there, good morning. Para quem não sabe o que fazer com as crianças nas férias, seguem algumas dicas.


Piquenique
Que tal fazer um piquenique no parque ou então no quintal? Passeios ao ar livre são importantes para a garotada entrar em contato com a natureza, e brincar com outras crianças. Faça um lanche bem gostoso, colorido, e divertido. Se for ao parque, leve o lanche pronto (com direito a cesta de piquenique e toalha xadrez) e faça-o embaixo de alguma árvore.  Se for no quintal, que tal um bom banho de mangueira? Você pode também combinar com as outras mães para cada criança levar uma comida diferente. Opte por coisas saudáveis e refrescantes. (Não esqueça de aproveitar a oportunidade para ensinar recolher o lixo depois de lanchar!).

 
Sessão cinema
Cinema em casa é outra coisa que a criançada adora. Principalmente nos dias de chuva. Prepare uma sessão de cinema em casa. Deixe a sala mais escura, alugue Dvds divertidos e chame alguns amigos e primos. Complete a festa com muita pipoca e refrigerante. Com certeza a própria garotada dará ótimas opções de filmes, faça a escolha com eles.

Acampadentro
Acampamento dentro de casa. Arme uma barraca dentro do quarto das crianças, sala ou jardim. Dentro dela, a criançada pode colocar tapetes, almofadas, som... Dá para fazer um delicioso lanche para comerem dentro da barraca. Caso tenha um quintal, simule um acampamento, faça uma fogueira e conte histórias. O que vale mesmo é soltar a imaginação!

Festa do Colchão
Se não tem barraca, não importa...Transforme o quarto com vários colchões no chão. Deixe a brincadeira rolar solta, nessa noite em especial vale dormir bem tarde e enquanto o sono não vem cada um é chamado para contar histórias para os demais ou fazer mímicas. Vale também lembrar dos jogos de tabuleiro. Existe uma infinidade de jogos divertidos e instruitivo. há os clássicos como Imagem e ação, Banco imobiliário, Jogo da Vida. Há também novidades*: Mate Mágica, Jogo Eco, Jogo Reforma Ortográfica, Entre Sílabas e Palavras.

Mestre Cuca
Leve as crianças para cozinhar. Com a supervisão de um adulto, escolha o cardápio. Faça pratos fáceis... (Como brigadeiros, macarrão, saladas). Com certeza eles vão curtir a brincadeira. E aproveite para ensinar a limpar tudo depois de terminar de fazer a refeição.

Pintando o Sete
Escolha uma parede da casa ou do quintal para a criançada soltar a imaginação. Com tinta, pincel, giz de cera, deixe as crianças pintarem a vontade. Se não tiver parede, compre uma bobina de papel e deixe as crianças aproveitarem. Não esqueça de estabelecer que a “arte” foi liberada somente no local escolhido.

Gincana
Aproveite as férias para ensinar à criançada um pouco das brincadeiras de antigamente. Pula corda, bambolê, amarelinha, pique, garrafão, chiqotinho queimado, passa anel... Faça como se fosse uma gincana. Chame os amigos e os primos, distribua-os em grupo e, no final,  dê um prêmio para os ganhadores, mas não se esqueça de também presentear os "perdedores".



*Jogos disponíveis em www.mapforfun.com.br


segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Feliz Natal

Hi, there, segue crônica do meu conterrâneo famoso. Espero que gostem. Aproveito e desejo a todos um Natal iluminado e um ano novo especial e próspero.

Natal
Rubem Braga

É noite de
Natal, e estou sozinho na casa de um amigo, que foi para a fazenda. Mais tarde talvez saia. Mas vou me deixando ficar sozinho, numa confortável melancolia, na casa quieta e cômoda. Dou alguns telefonemas, abraço à distância alguns amigos. Essas poucas vozes, de homem e de mulher, que respondem alegremente à minha, são quentes, e me fazem bem, "Feliz Natal, muitas felicidades!"; dizemos essas coisas simples com afetuoso calor; dizemos e creio que sentimos; e como sentimos, merecemos. Feliz Natal!
 

                                                                          (...)

Penso, sem saudade nem mágoa, no ano que passou. Há nele uma sombra dolorosa; evoco-a neste momento, sozinho, com uma espécie de religiosa emoção. Há também, no fundo da paisagem escura e desarrumada desse ano, uma clara mancha de sol. Bebo silenciosamente a essas imagens da morte e da vida; dentro de mim elas são irmãs. Penso em outras pessoas. Sinto uma grande ternura pelas pessoas; sou um homem sozinho, numa noite quieta, junto de folhagens úmidas, bebendo gravemente em honra de muitas pessoas.

De repente um carro começa a buzinar com força, junto ao meu portão. Talvez seja algum amigo que venha me desejar Feliz Natal ou convidar para ir a algum lugar. Hesito ainda um instante; ninguém pode pensar que eu esteja em casa a esta hora. Mas a buzina é insistente. Levanto-me com certo alvoroço, olho a rua e sorrio: é um caminhão de lixo. Está tão carregado, que nem se pode fechar; tão carregado como se trouxesse todo o lixo do ano que passou, todo o lixo da vida que se vai vivendo. Bonito presente de Natal!

0 motorista buzina ainda algumas vezes, olhando uma janela do sobrado vizinho. Lembro-me de ter visto naquela janela uma jovem mulata de vermelho, sempre a cantarolar e espiar a rua. É certamente a ela quem procura o motorista retardatário; mas a janela permanece fechada e escura. Ele movimenta com violência seu grande carro negro e sujo; parte com ruído, estremecendo a rua.

Volto à minha paz, e ao meu uísque. Mas a frustração do lixeiro e a minha também quebraram o encanto solitário da noite de Natal. Fecho a casa e saio devagar; vou humildemente filar uma fatia de presunto e de alegria na casa de uma família amiga.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Artigo

Hi, there, good afternoon!

De vez em quando, escrevo em jornais locais. Abaixo está o último deles.

Da educação (ou da falta dela)

Ana Paula SartorioTurbay

Desde que me entendo por gente ouço dizer que a educação no Brasil está sucateada. Entra ano, sai ano, entra governo, sai governo, e a situação continua a mesma. Em época de eleição, a gente chega até a ver algumas propagandas, diz-se que muito será investido, que professores serão valorizados, que muitas escolas serão construídas... e bla bla bla. Quem é bobo, acredita. Quem já está calejado, nem se sente mais indignado, pois sabe que nada vai mudar. Estou sendo pessimista? Seguem algumas informações.

25 mil escolas de ensino fundamental não possuem energia elétrica; 10 mil escolas de ensino fundamental não têm banheiro; de cada 100 alunos matriculados na 1ª série do ensino fundamental, 47 concluem a 8ª série, 14 terminam o ensino médio e apenas 11 conseguem entrar no ensino superior; o Brasil investe 842 dólares anuais por criança matriculada no ensino fundamental e somente 4,3% do PIB é destinada à educação, quando o ideal seria o repasse de 7% a 12%; 61% dos alunos da 4ª série do ensino fundamental não conseguem identificar as principais idéias de um texto simples, e 60% dos alunos da 8ª série não sabem interpretar um texto dissertativo. Em matemática, 65% dos alunos da 4ª série não dominam as quatro operações, e 60% dos alunos da 8ª série não sabem porcentagem; cerca de 15,2 milhões de brasileiros são analfabetos absolutos, e cerca de 30 milhões, são de analfabetos funcionais.

Assustadoras, não? Essa é a situação atual no Brasil. E querem saber de onde retirei esses dados? Do próprio MEC. O Estado não tem interesse em investir em educação.  Panis et Circenses. Conhecem esse termo (qualquer coisa, digitem no google)?
Como, do Estado, devemos esperar pouco, ficaremos de braços cruzados? Não creio ser essa a melhor solução. Ok, pagamos impostos e tudo mais. Porém, já escrevi algumas vezes que Estado assistencialista é coisa do passado, se queremos alguma mudança, temos de agir, reclamar só vai nos deixar sem voz. Tenho aqui algumas sugestões, simples, mas que ajudam.
Primeiramente, escola não é depósito de criança. Quem tem que cuidar, dar carinho, acompanhar, se preocupar com nossos filhos, somos nós. Ter de encarar uma jornada de trabalho tripla todos os dias não é motivo para despejar os filhos em escolas. Quanto maior a atenção dos pais, mais saudáveis são os filhos, e maiores as chances de se tornarem melhores alunos. Colocou filho no mundo, então cria.
Outras dicas: incentivar a leitura. Ensinar aos rebentos o prazer de ler um BOM livro, ler com eles e para eles. Crianças seguem os exemplos dos adultos. Assistir, moderadamente, à televisão, sempre dando prioridade aos programas educativos; trocar os brinquedos eletrônicos por brinquedos educativos, os quais ajudam no desenvolvimento social e mental das crianças; moderar o uso de eletrônicos e resgatar as brincadeiras de rua, a fim de estimular a convivência real e não virtual com outras pessoas; preencher o tempo ocioso com algum tipo de atividade, seja esporte, seja um curso de línguas, seja uma oficina.
E por aí vai. Todas essas são medidas estudadas por especialistas em educação, e também aprovadas pelos pais que as seguem. Se a gente quer mudar alguma, temos de começar imediatamente, já que as crianças são o futuro de um país.

Nice musical chair

Ow, I'm very happy. Lots of readers are sending us great ideas. Here is one from George.

Musical chair

"Arrange students' chairs and put a question under each one . When you stop the song, the two students on the chair has to answer it, but stays in the game who answers it first or correctly. My students, mainly, children, love this game."

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Funny Tic tac toe

Hi, there!

Marcelle, a reader of our blog, sent us how she plays tic tac toe with her students. 

"I divide the class into 2 teams and draw-up a large grid on the board and put a variety of things in there.
I usually work with a topic of the current unity. For example: Past tense - did, loved, what. So they have to choose a word and make a correct sentence.  How do they land on squares?
Get some tissue paper, scrunch it up into a ball, pour water on it and get Ss to throw it at the board! They love this kind of 'wrong stuff'."

Funny, ahn!!!

Don't be shy! Share your experience!

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Another way to use your memory game - irregular verbs

Para aqueles que adquiriram ou tem a intensão de adquirir o memory game - irregular verbs

O jogo deverá ser em pares ou grupos de até 4 pessoas. Digam aos aulnos que, além de encontrarem os pares, eles terão de fazer uma pergunta aos companheiros de grupo utilizando o verbo encontrado que, por sua vez, terão de responder. O par será do grupo somente se pergunta e resposta estiverem certas.

Desse jeito, além de vocabulário, os alunos estarão trabalhando gramática, listening, e speaking.

Inovem também a velha forma de jogar e enviem-nos sua experiência.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Merry Xmas!!

Nota

Bom dia, pessoal. O nosso site está no ar, mas, devido à algumas falhas, ele ainda não está completo. Creio que até o final do dia as coisas serão resolvidas.

I'm sorry.

Games games games

Waléria, a reader of MAP for fun, has sent to our e-mail the following idea. Like her, you can also send us your own ideas.

It works like the game Profile (Perfil). Choose a topic (personality, place, date, whatever) and write at least 10 things about it.

For example (Michael Jackson) 
1- I died in 2010. 
2- I'm a very popular singer, even after my death.
3- I used to live in a mansion with an amusement park in...

 After, divide the class in groups. Each group chooses a number and has the sentence. They do this until a group discovers who or what it is. Then, give them a time so they can write their own profiles and play with the other groups.

Easy and very funny!

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Other ways to play B.O.

Matching Game
 
Partner A holds all of the cards with the vocabulary words, and Partner B holds all of the cards with pictures.
 
Partner A first reads a card out loud and puts it down on the desk. Partner B shows the matching picture. For example, if Partner A puts down the card with the word “dress,” Partner B then matches it by putting down the card with the picture of a dress.  On the next turn, Partner B chooses a card  and Partner A responds.



Go Fish
 
Pairs of students mix up all the cards and each student takes five cards. The rest of the cards are placed face down in a stack on the desk. Students begin by looking for matching cards in their hands. (If they have any matches, they put them to one side.) The first student reads a card out loud or shows the picture. If the second student has the matching card, he or she gives it to the first student. The first student puts the two cards to one side on the desk and tries to make another match.
 
If the second student does not have the matching card, he or she says, “Go fish.” The first student then takes one card from the top of the stack. If it’s the matching card, the student puts the two cards to one side and tries to make another match. If it’s not the matching card, the student adds it to his or her hand and the other student takes a turn. The first player without any cards in his or her hand wins.

Novos jogos

Hi, there!

Olhem só as novidades que preparamos para vocês se prepararem para a volta as aulas:

B.O.
  • Fruit
  • Jobs
  • Present continuos x Present simple.
Bingo
  • Verbs
  • Body parts
  • Clothing.
Domino
  • Present simple
  • Aquatic animals
  • Wild animals
  • Farm animals
  • Bugs
Memory Game
  • Irregular verbs I
  • Irregular Verbs II
  • Numbers I
  • Numbers II
  • Colors
Board Game
  • Trick or Truth
  • The game of vocabulary
Aproveitem o mês de dezembro, pois nas compras acima de R$50,00, vocês ganharão um exclusivo B.O. com vocabulário natalino.
XOXO and a very merry xmas

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Depois de um longo e tenebroso inverno (ou melhor, primavera bem quente)...

Hi, there, good evening!

Sumida, né? Pois é, muitas coisas aconteceram nesses dois meses. Muitas novidades, muitos problemas solucionados, muitos ainda a solucionar. Mas quando a gente investe em algo inovador, é assim mesmo, aos poucos tudo vai se encaixando e as coisas acontecendo.

Anyway, nossa produção está a todo o vapor, novos B.Os, bingos, dominos, e memory games. Novas embalagens também. Os jogos estão ficando cada vez melhores e mais bonitos.

A super novidade é que o site finalmente vai entrar no ar no dia 8/12. Contagem regressiva.


 Além dos produtos MAP, vocês vão encontrar muitos outros brinquedos educativos. Brinquedos muito legais, divertidos, inteligentes e coloridos. Opções para presentes de Natal não vão faltar.

E por falar em Natal, até o final de dezembro, nas compras acima de R$50,00, vocês ganharão um exclusivo B.O. com vocabulário de Natal. Aproveitem a oportunidade.


XOXO and a very merry Xmas!